segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

semana 04: música ("souvenir of china" - jean-michel jarré)




Este é um bom exemplo de uma idéia legal que não funcionou como esperado.

Dentre os temas que selecionei para este projeto, deixei mais ou menos em aberto alguns, como os baseados em músicas. Essa semana estava escutando o The Concerts in China, do Jean-Michel Jarré. Em 1987 eu havia feito uma aguada de gouache baseada nesse álbum cujo resultado me agradou bastante. Adoro particularmente "souvenir of china", por causa das interferências sonoras da máquina fotográfica ao longo da música, e isso me sugeriu uma composição em que um dragção chinês estaria sobreposto por várias tiras de filme, e nelas apareceriam partes de um corpo onde o dragão estaria tatuado. Os frames simbolizariam visualmente as interferências sonoras das fotos sendo tiradas.

Quando fui rascunhar a idéia, não consegui achar um meio-termo que mostrasse um corpo de forma legal e ainda desse essa impressão de tatuagem (ou a tatuagem ficava pequena, ou o close do corpo ficava muito fechado). Optei então por manter a idéia mas sem fazer o dragão parecer uma tatuagem.

Após fazer a composição e finalizar o lápis, chegue à conclusão de que o desenho havia ficado legal, mas não me passava nada da sensação da música. Na verdade, para mim ficou parecendo um cartaz de fime de espionagem dos anos 60, à la "O Satânico Doutor No".

Well, vivendo e aprendendo.

Este é o desenho da semana de 21 a 27/Janeiro/2007.

semana 03: planta




Escolhi como modelo uma planta que fica na área de serviço do meu apartamento. Tirei uma foto para capturar a luminosidade do local e fiz o desenho a posteriori.

Gosto bastante do estilo de desenho à lápis do Bill Sienkiewicz e há algumas semanas venho acompanhando o trabalho do Patric Reynolds (The Red Army Studio), o que influenciou bastante no tipo de traço que usei.

Imitar o traço de algum desenhista é um processo natural quando se está aprendendo a desenhar (e isso é um recomeço para mim, logo...). O proprio Sienkiewicz começou a carreira seguindo os traços de Neal Adams, enquanto desenvolvia um estilo próprio.

Este é o desenho da semana de 14 a 20/Janeiro/2007.

semana 02: robô



O tema da semana 2 foi escolhido por sorteio. Resolvi fazer algo à mão livre sem referência visual, já que era um tema de ficção.
Procurei algo não tão antropomórfico (por isso as rodas e um braço só). Pus a flor pra quebrar o tom "techno" do desenho.

Uma coisa que provavelmente ficará explícita nas primeiras semanas é o fato dos desenhos não seguirem ume stilo muito rígido. Não é intencional - é falta de perícia mesmo. Vamos ver se no decorrer das postagens eu consigo desenvolver isso melhor.

Este é o desenho da semana de 07 a 13/Janeiro/2007.

semana 01: gênese



Sem muito mistério nesse aqui. O tema da semana é gênese porque esta é a gênese do projeto. A idéia então foi fazer algum desenho - qualquer desenho - apenas para dar o pontapé no projeto.
Esta cadeira estava ao lado da minha baia, e foi a primeira coisa que me veio à cabeça.
Só para constar, ela não estava sendo defumada nem nada parecido - apenas acrescentei isso no desenho de onda.
Este é o desenho da semana de 01 a 06/Janeiro/2007.

de volta do futuro (uma introdução ao Projeto 52)


2007 começou e eu senti mais uma vez a urgência de fazer coisas ao invés de vê-las passar por mim como vêm fazendo há anos. Dava um texto inteiro só para falar sobre a frustração de querer produzir e não achar tempo, ou sobre como a vida não está ruim mas quero mais dela, etc. Aqui não é o lugar para esses devaneios; para isso, em breve Diane estará de volta. Até lá, vou me concentrando nesse Projeto 52.

Basicamente é o seguinte: sinto muita falta de desenhar e há tempos venho tentanto fazer isso com regularidade. Ainda faço muitos trabalhos como ilustrador, mas para mim, "ilustrar" (do Lat. illustrare - "esclarecer por meio de comentários ou exemplos; decorar") é uma tarefa ligada à produção de uma mensagem gráfica, que faz uso de diversos elementos (sendo o desenho um deles) para criar uma composição visual com o intuito de esclarecer ou exemplificar algo, enquanto desenhar (do Lat. designare - "reproduzir, representar, por meio de linhas e sombras, objectos, figuras ou paisagens; mostrar, delinear os contornos") está mais ligado à representação visual de algo, com fim em si mesmo. Assim, ilustrar está para desenhar assim como direção de arte está para design gráfico. (claro que são conceitos particulares, e não regras gerais.)

Todo fim de ano eu me prometo fazer milhões de projetos e acabo não fazendo nenhum. E este ano eu estava disposto a mudar isso. Então, no meio da primeira semana de 2007 eu tive essa idéia (inspirada em diversos trabalhos temáticos, como o Illustration Fridays) de selecionar 52 temas e desenhá-los ao longo do ano - um por semana. Um desenho por semana é uma cota ridícula - qualquer um que lida com desenho profissionalmente sabe que esta é uma labuta de todo dia, num mínimo de 4 horas por dia. Isso é lindo, mas infelizmente impraticável para quem não vive de desenho e além de trabalhar de 8h às 18h ainda dá aulas. E a experiência diz que estabelecer metas impraticáveis é o primeiro passo para desanimar e desistir.

Então resolvi me conformar com minha modesta cota de um desenho por semana. Isso deve me ajudar em alguns aspectos, tais como:
  1. desenvolver perícia técnica;
  2. desenvolver um estilo (me incomoda um pouco a falta de um traço com personalidade);
  3. fazer descarga mental;
  4. obter satisfação pessoal.

As regras: nenhuma fixa, até agora, salvo criar um desenho sobre o tema selecionado até as 23h59 de sábado de cada semana. Se atrasar, dois desenhos na semana (mas a idéia é não atrasar). A princípio estou pocurando me ater a desenhos P&B à lápis, e possivelmente alguns coloridos a crayon e outros materiais, mais para frente. Estou evitando desenhos no computador (que acabam tendendo mais para composição que para o desenhar propriamente dito), mas se eu ganhar na mega-sena e comprar uma Wacon, talvez mude essa regra. (ei, you never know.)


So far já fiz quatro desenhos, que vou postar retroativamente (por isso o "de volta do futuro" - ta-daaaa). A partir daí, devo postar regularmente o desenho da semana.

Bem, é isso.

"Be seeing you."