quarta-feira, 9 de maio de 2007

semana 18: retrato ("portrait of carla jimenez")



Esta semana resolvi novamente fazer algo diferente mas que , pensando bem, em essência tem a ver com este projeto.

Para começar, optei por uma abordagem essencialmente técnica, focada no processo de criar o desenho, sem arroubos criativos ou interferêbncias em excesso. Bem, uma das razões pelas quais comecei o projeto 52 foi exatamente aprimoramento técnico.
Depois, resolvi fazer o primeiro desenho digital desse projeto. Lá no início falei que iria privilegiar os trabalhos feitos à lápis com mídias naturais - e isso continua sendo a prioridade. Mas o processo também envolve experimentar técnicas e estilos diferentes, e o desenho digital definitivamente está entre minhas áreas de interesse.

Optei por um rosto não conhecido para evitar qualquer contaminação, garantindo que eu desenharia o que vejo e não o que penso que vejo (essa abordagem é a mesma do exercício de copiar figuras de cabeça para baixo, usado nas técnicas de desenho com o lado direito do cérebro). Assim poderia ter certeza de que qualquer interferência seria intencional.

O retrato é da atriz Carla Jimenez (Nacho Libre, Lady in the Water).

Para enriquecer o post, coloquei um registro do passo a passo do desenho digital, com o desenvolvimento de cada camada de traço e cor. Clique na imagem abaixo para ampliar os desenhos:


 
 


Na semana que vem retomo os desenhos à mão.

Este é o desenho da semana de 29/Abril a 05/Maio/2007, atrasado como sempre, bla bla bla. Don't bore me.