segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

semana 05: shadowbox


Shadowboxes ("caixas de sombras") são estruturas em forma de caixa (normalmente em madeira) que encerram diversos objetos de valor monetário ou sentimental, protegidos por um tampo de vidro que preserva os objetos sem impedir que sejam vistos.

Surgidas como uma tradição militar, eram presenteadas a marinheiros e oficiais quando iam para reserva ou deixavam um navio, contendo medalhas e prêmios ganhos, a bandeira de seu país e do serviço militar, e o brasão com seu rank na hierarquia. A origem dessa tradição vem de uma superstição que dizia dar má sorte a sombra de um marinheiro tcar a terra firme antes dele. Por isso seus amigos juntavam vários objetos queridos e preciosos junto com a "sombra" do marinheiro, e davam a ele a caixa para que ele a levasse sã e salva a terra firme.

Com o tempo as shadowboxes foram se diversificando e passaram a abranger coleções (cards, brinquedos, moedas, conchas), hobbies (como os quadros com diferentes tipos de nós) e expressões artísticas (os trabalhos de Jay Long e as 9 primeiras capas da revista Sandman são exemplos).

O trabalho dessa semana juntou várias idéias. Sorteei o tema como sempre faço, a partir de uma slista pré-selecionada. Então, inspirado em grande parte pelo workshop do designer e ilustrador Renato Alarcão, peguei diversas imagens e referência guardadas para achar um tema para a shadowbox. Me deparei com uma série de belos postais sobre conchas e corais que me parweceram interessantes. A imagem de um nautilus sugeriu ainda a possibilidade de desenhar uma shadowox cujos compartimentos fossem divididos segundo as proporções áureas. Definidos tema e diagramação, parti para o layout.

Confesso que não fiquei satisfeito com o resultado: me pareceu muito carregado de preto e o acabamento me pareceu amador. Mas paciência. Pretendo refletir sobre isso e tentar um desenho melhor na próxima vez.

Este é o desenho da semana de 28/Janeiro a 03/Fevereiro/2007.