segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

semana 04: música ("souvenir of china" - jean-michel jarré)




Este é um bom exemplo de uma idéia legal que não funcionou como esperado.

Dentre os temas que selecionei para este projeto, deixei mais ou menos em aberto alguns, como os baseados em músicas. Essa semana estava escutando o The Concerts in China, do Jean-Michel Jarré. Em 1987 eu havia feito uma aguada de gouache baseada nesse álbum cujo resultado me agradou bastante. Adoro particularmente "souvenir of china", por causa das interferências sonoras da máquina fotográfica ao longo da música, e isso me sugeriu uma composição em que um dragção chinês estaria sobreposto por várias tiras de filme, e nelas apareceriam partes de um corpo onde o dragão estaria tatuado. Os frames simbolizariam visualmente as interferências sonoras das fotos sendo tiradas.

Quando fui rascunhar a idéia, não consegui achar um meio-termo que mostrasse um corpo de forma legal e ainda desse essa impressão de tatuagem (ou a tatuagem ficava pequena, ou o close do corpo ficava muito fechado). Optei então por manter a idéia mas sem fazer o dragão parecer uma tatuagem.

Após fazer a composição e finalizar o lápis, chegue à conclusão de que o desenho havia ficado legal, mas não me passava nada da sensação da música. Na verdade, para mim ficou parecendo um cartaz de fime de espionagem dos anos 60, à la "O Satânico Doutor No".

Well, vivendo e aprendendo.

Este é o desenho da semana de 21 a 27/Janeiro/2007.

10 comentários:

Anônimo disse...

Ah, como eu queria ter metade desse seu talento, meu caro....

Mônica Marinho disse...

Adorei esse, meu amor. Ficou bem legal.
Beijinhos,

Linda

Anônimo disse...

Fala Cláudio,

Excelente idéia ! Já foi o tempo em que eu desenhava todos os dias, na biblioteca da UnB, com livros de cálculo a me inspirar. Achei uma ótima idéia a forma que você encontrou para honrar uma promessa de fim de ano. Boa sorte no seu novo projeto. Estarei acompanhando semanalmente.

[ ]´s

Chico - Aboboroc

Anônimo disse...

Oi Cláudio!
Parabéns pela iniciativa e pelo talento!
Tentarei acompanhar toda a semana e aproveito para sugerir como tema os ninjas de rapel (rs).
Beijos,
Paulinha

Anônimo disse...

Claudinho,

excelentes, idéia e iniciativa! Adorei. Estarei aqui toda semana acompanhando as ilustrações.
Cara, você é bom nisso, hein!?!?!?
Essa do filme fotográfico ficou fabulosa!
Parabéns!!!!!

A. P. Leme Lopes disse...

Muito bom Cláudio! Um mês já se foi, você continua desenhando e eu continuo vindo ver os desenhos. Agora só tá faltando um esquema para adicionar na página inicial do google e ele me avisar quando tem desenho novo ;0)
Abraço!

Anônimo disse...

Adorei o dessa semana!!!!!!! Muito criativa a idéia do desenho!

Unknown disse...

Muito bom Cláudio.

Mas não há muita razão para ficar chateado de não expressar a musicalidade no desenho.

Conheço poucos desenhos que conseguem, e em maioria são animados. Vide trechos de 'Fantasia'.

Você lembra de algum outro?

Este desenho diz muito sobre seu olhar, e isto já é um mar onde podemos nos perder.

Marcello Pedroso disse...

Salve Delamare !
Vou acompanhar seu blog também.
Já sindiquei.

tenho uma pergunta sobre esse desenho: você ficou escutando a música enquanto desenhava ? Acho que essa sua avaliação, de que ao final não conseguistes fazer com que o desenho transmitisse diretamente a música, relaciona-se, talvez, arrisco, ao fato da música ter entrado pelo seu ouvido, depois encorpado pelas emoções, processado pela mente e depois passado pro papel... acabou tornando a referência mais indireta, mais conceitual.

E se abandonares o conceito, qquer conceito, por completo, e permitir-se rabiscar enquando ouve aquela certa música....?

Unknown disse...

Adorei...beijos!