segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

de volta do futuro (uma introdução ao Projeto 52)


2007 começou e eu senti mais uma vez a urgência de fazer coisas ao invés de vê-las passar por mim como vêm fazendo há anos. Dava um texto inteiro só para falar sobre a frustração de querer produzir e não achar tempo, ou sobre como a vida não está ruim mas quero mais dela, etc. Aqui não é o lugar para esses devaneios; para isso, em breve Diane estará de volta. Até lá, vou me concentrando nesse Projeto 52.

Basicamente é o seguinte: sinto muita falta de desenhar e há tempos venho tentanto fazer isso com regularidade. Ainda faço muitos trabalhos como ilustrador, mas para mim, "ilustrar" (do Lat. illustrare - "esclarecer por meio de comentários ou exemplos; decorar") é uma tarefa ligada à produção de uma mensagem gráfica, que faz uso de diversos elementos (sendo o desenho um deles) para criar uma composição visual com o intuito de esclarecer ou exemplificar algo, enquanto desenhar (do Lat. designare - "reproduzir, representar, por meio de linhas e sombras, objectos, figuras ou paisagens; mostrar, delinear os contornos") está mais ligado à representação visual de algo, com fim em si mesmo. Assim, ilustrar está para desenhar assim como direção de arte está para design gráfico. (claro que são conceitos particulares, e não regras gerais.)

Todo fim de ano eu me prometo fazer milhões de projetos e acabo não fazendo nenhum. E este ano eu estava disposto a mudar isso. Então, no meio da primeira semana de 2007 eu tive essa idéia (inspirada em diversos trabalhos temáticos, como o Illustration Fridays) de selecionar 52 temas e desenhá-los ao longo do ano - um por semana. Um desenho por semana é uma cota ridícula - qualquer um que lida com desenho profissionalmente sabe que esta é uma labuta de todo dia, num mínimo de 4 horas por dia. Isso é lindo, mas infelizmente impraticável para quem não vive de desenho e além de trabalhar de 8h às 18h ainda dá aulas. E a experiência diz que estabelecer metas impraticáveis é o primeiro passo para desanimar e desistir.

Então resolvi me conformar com minha modesta cota de um desenho por semana. Isso deve me ajudar em alguns aspectos, tais como:
  1. desenvolver perícia técnica;
  2. desenvolver um estilo (me incomoda um pouco a falta de um traço com personalidade);
  3. fazer descarga mental;
  4. obter satisfação pessoal.

As regras: nenhuma fixa, até agora, salvo criar um desenho sobre o tema selecionado até as 23h59 de sábado de cada semana. Se atrasar, dois desenhos na semana (mas a idéia é não atrasar). A princípio estou pocurando me ater a desenhos P&B à lápis, e possivelmente alguns coloridos a crayon e outros materiais, mais para frente. Estou evitando desenhos no computador (que acabam tendendo mais para composição que para o desenhar propriamente dito), mas se eu ganhar na mega-sena e comprar uma Wacon, talvez mude essa regra. (ei, you never know.)


So far já fiz quatro desenhos, que vou postar retroativamente (por isso o "de volta do futuro" - ta-daaaa). A partir daí, devo postar regularmente o desenho da semana.

Bem, é isso.

"Be seeing you."

Um comentário:

Anônimo disse...

Quero ver o primeiro!!!