terça-feira, 17 de abril de 2007
semana 15: pin-up (2a - aquarela)
Essas últimas semanas foram dedicadas a experimentar coisas um pouco diferentes. Desta vez, resolvi fazer dois jobs combinados: o mesmo tema/desenho, feito a cores com aquarela e grafite (como na última semana) e a lápis, na linha que venho usando nas demais semanas. Para tema, uma composição focada novamente em pin-ups.
Uma das coisas legais (para mim, obviamente) nesse Projeto 52 tem sido aprender com os erros. Nessa aquarela, pude perceber por que essa técnica sempre me pareceu difícil. Primeiro, porque é necessário seguir uma ordem específica de pintura, indo do claro para o escuro por causa da transparência da tinta. Segundo, porque a aquarela é uma técnica essencialmente zen, em que a chave da expressividade está em explorar os brancos e os espaços sem tinta para dar luminosidade, gerenciando os "silêncios" do papel.
Me adequar ao processo de ordem das cores foi razoavelmente fácil, mas falhei miseravelmente no lance zen; as cores ficaram carregadas demais, parecendo mais uma aguada pesada de gouache que uma aquarela.
Percebi ainda que trabalhar com lápis-aquarela é bem mais fácil, especialmente para quem - como eu - está mais acostumado a mídias em bastão do que às de pincel. Fica o aprendizado, de qualquer modo.
Este é o desenho da semana de 08 a 14/Abril/2007, com o atraso tradicional.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário